O projeto idealizado para a Palácio dos Sono, veio sob a perspectiva de uma proposta inovadora para o setor de Colchões. Ele surgiu a partir de um desejo do CEO da Empresa, Ithalo Pinheiro, de que os seus clientes tivessem a oportunidade de vivenciar uma experiência singular ao visitar o ambiente. O escritório buscou então unir as suas vivências com esse tipo de proposta, junto ao propósito de Ithalo de fazer com que a aquisição dos produtos na Palácio do Sono viesse acompanhada de uma experiência familiar. Afinal, o colchão não é apenas um produto ele é também item de saúde, onde passamos grande parte do nosso tempo.
As referências utilizadas no desenvolvimento do projeto, foram tomadas a partir de parâmetros de lojas do exterior, e então adequadas ao perfil da região onde o empreendimento está localizado, no Cariri Cearense. Uma das grandes sacadas desse projeto foi trabalhar com uma iluminação mais suave, e com cores que propiciam uma sensação de conforto e descanso. Logo, foi tratado de uma maneira que a disposição dos colchões ficasse mais prática, sendo possível perceber uma gradação de altura, profundidade e de textura dos produtos, da mesma maneira que a luminosidade um pouco mais baixa faz com que o cliente consiga até mesmo falar mais baixo, sentir e perceber a textura do tecido. A grande referência foi justamente, a percepção sensorial.
Uma das grandes sacadas deste projeto foi trabalhar com uma iluminação mais baixa, e cores que nos passassem a sensação no de conforto e descanso. Então, foi tratado de uma maneira que a disposição dos colchões ficasse mais prática, conseguimos ver uma degradação de altura, profundidade e de textura dos produtos. Da mesma maneira que a luminosidade um pouco mais baixa faz com que você consiga até mesmo falar mais baixo, sentir e perceber a textura do tecido. A grande referência foi essa, sensorial!
Além disso, foi feito um contraste entre os volumes quadrados dos colchões com os móveis soltos que são arredondados, o que acaba fazendo um jogo de olhar e de proporção que facilita a escolha do produto, fazendo com que se vivencie uma experiência melhor com o produto, sentindo-se à vontade. O projeto tem uma proposta moderna, onde várias famílias podem ao mesmo tempo interagir ou permanecer em seu momento na escolha do produto.
No fechamento da compra, foi pensado um espaço que se chama “Uma experiência em rumo” onde toda a iluminação, temperatura e umidade são pensadas de maneira que o cliente realmente possa ter a experiência de estar utilizando o colchão. Esse ambiente conta com isolamento acústico e uma temperatura apropriada, para que o cliente possa sentar, deitar e até mesmo dormir. Tirar esse momento de compra do produto, em seu horário de almoço, para sem isolar e perceber o que está levando para casa. Por fim, as cores trabalhadas também foram pensadas para remeter ao conforto e descanso, a exemplo das cores menta suave, rosé e cinza, que trazem essa sensação de relaxamento.
Vinícius Figueiredo, do Escritório Vinícius Figueiredo Projetos Especiais.